Mainnav

CD da Petros aprova nome de Farinha para presidência da entidade

Marcelo Farinha, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Petros para assumir a presidência da entidade
Marcelo Farinha, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Petros para assumir a presidência da entidade

O Conselho Deliberativo da Petros aprovou nesta sexta-feira (4/7) o nome de Marcelo Farinha para assumir a presidência da entidade, que desde a saída de Henrique Jäger, no final de abril, é ocupada interinamente pelo diretor de seguridade, Marco Aurélio Viana. Nota da Petros informa que Farinha foi escolhido em processo seletivo conduzido por uma comissão temporária do CD, formada por dois representantes da patrocinadora e dois dos participantes, com o apoio de consultoria especializada em recrutamento de executivos. Sua posse está na depend

Queiróz apoiará proposta de atualização do regime sancionador

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz
Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, em reunião com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) na manhã desta terça-feira (3/7), disse apoiar a proposta da autarquia de atualizar o regime sancionador. Segundo o superintendente da Previc, Ricardo Pena, a atualização dessa norma é hoje a principal demanda da autarquia. “Isso é fundamental para neutralizar o apagão de canetas e permitir a tomada de risco com segurança jurídicaâ€, afirmou.
De acordo com Pena, assumir riscos faz parte do regime de capitaliza

PRhosper publica resultados de maio/25

A PRhosper, fundo de pensão dos funcionários do grupo Rhodia, divulgou a rentabilidade de maio dos seus três planos: Básico, Suplementar e SolvayPrev. Os três possuem perfis de investimento semelhantes, sendo que o perfil Flex 0 não tem renda variável, o Flex 15 tem 15% de RV e o Flex 30 tem 30% de RV.
No mês, o plano Básico retornou 1,07% no Flex 0; 1,21% no Flex 15; e 1,33% no Flex 30. O Suplementar retornou 1,06% no Flex 0; 1,22% no Flex 15; e 1,33% no Flex 30. E o SolveyPrev retornou 1,12% no Flex 0; 1,23% no Flex 15; e 1,31% no Fle

AOB-Prev-SP rende 1,23% em maio/25

O fundo de previdência instituído da OABPrev-SP fechou o mês de março com rentabilidade de 1,23%, ligeiramente acima da sua meta de referência (CDI + 1%), que ficou em 1,22%. Já no acumulado do ano a rentabilidade da entidade foi de 5,38% para uma meta de referência de 5,69%.

Fasc publica rentabilidade de maio/25

A Fundação Albino Souza Cruz (Fasc), dos funcionários da Souza Cruz, divulgou os resultados de seu plano de Contribuição Definida (CD) em maio de 2025. No mês, o perfil superconservador rendeu 1,14%; o conservador 1,38%; o moderado 1,84%; e o agressivo 1,88%, para benchmarks de 1,14%, 1,31%, 1,71% e 1,81%, respectivamente.
Já em relação aos 12 meses acumulados até maio, o perfil superconservador rendeu 11,83%, o conservador 11,97%, o moderado 12,63% e o agressivo 13,57%, para benchmarks de 11,80%, 12,18%, 12,49% e 13,34%, nessa ordem.

Eletrobras fará reunião para discutir fusão de cinco entidades

A Eletrobras convocou uma reunião das fundações Elos, Eletros, Fachesf, Previnorte e Real Grandeza, que contam com seu patrocínio direto ou de alguma de suas subsidiárias, para os dias 9 e 10 de julho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a empresa pretende dar detalhes do projeto de fusão dessas cinco entidades.
Foram convidados à participar da reunião os diretores e membros dos Conselhos Deliberativos, além de representantes das áreas técnicas, de cada fundação.

Forluz renova mandatos de presidente e diretor de seguridade

Em reunião realizada na última segunda-feira (30/06), o Conselho Deliberativo da Forluz aprovou a recondução de Leonardo George de Magalhães e de Nelson Benício Marques Araújo aos cargos de presidente e diretor de seguridade e gestão, respectivamente, da entidade. Os novos mandatos vão de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2029.
Magalhães ocupa o cargo desde dezembro de 2024, tendo sido indicado pela patrocinadora após ter trabalhado por 38 anos na mesma, ocupando vários cargos sendo que o último foi o de vice-presidente de finanças

Petros transfere plano Alesat para Multipensions Bradesco

A Petros comunicou a transferência de gerenciamento do Plano Alesat, patrocinado pela Alesat Combustíveis, para o MultiPensions Bradesco. Estruturado na modalidade de Contribuição Definida (CD), o plano apresentava em maio um patrimônio de R$ 32,68 milhões, com 99,58% alocado em renda fixa. Na mesma data, o plano registrava 456 participantes, dos quais 442 ativos e 14 assistidos.

Após 14 anos sob intervenção, Portus deixa o regime de exceção

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (30/6) o fim da intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) sobre o Instituto Portus, o fundo de pensão dos trabalhadores do sistema portuário. A entidade, que estava sob intervenção há 14 anos, passa a ter uma diretoria provisória com o prazo de seis meses para organizar o processo eleitoral que escolherá as futuras diretorias, conselho deliberativo e conselho fiscal. A entidade terá supervisão permanente da Previc durante esse período.
O diretor-s

Previc discute investimentos ASG com entidades

A Previc realizou três encontros com segmentos dos fundos de pensão para ouvir suas sugestões ao normativo que prepara sobre investimentos ASG (Ambiental, Social e de Governança). Participaram dos encontros, realizados entre 25/6 e 27/6, comissões técnicas do setor e EFPCs dos segmentos S2 e S3.
No dia 25/6 a autarquia reuniu-se com a Comissão Técnica de Contabilidade da Abrapp e Ancep, em 26/6 com a Comissão de Investimentos da Abrapp e em 27/6 com os diretores de investimentos das entidades dos segmentos S2 e S3.
Em 13/6 a Previc