Mainnav

CD da Petros aprova nome de Farinha para presidência da entidade

Marcelo FarinhaPetrosO Conselho Deliberativo da Petros aprovou nesta sexta-feira (4/7) o nome de Marcelo Farinha para assumir a presidência da entidade, que desde a saída de Henrique Jäger, no final de abril, é ocupada interinamente pelo diretor de seguridade, Marco Aurélio Viana. Nota da Petros informa que Farinha foi escolhido em processo seletivo conduzido por uma comissão temporária do CD, formada por dois representantes da patrocinadora e dois dos participantes, com o apoio de consultoria especializada em recrutamento de executivos. Sua posse está na dependência da habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
O executivo deixa o cargo de diretor de administração e finanças da Pouprev, fundo de pensão dos funcionários da Poupex (empresa ligada à Fundação Habitacional do Exército), que ocupava há um ano e cujo mandato iria até abril de 2028. Anteriormente foi diretor de investimentos e benefícios do Economus, o fundo de pensão dos funcionários da Nossa Caixa, comprada pelo Banco do Brasil em 2008.
Ele é funcionário de carreira do Banco do Brasil, onde atuou por 35 anos. Na Brasilcap, empresa de capitalização do BB, exerceu a presidência e as diretorias administrativa financeira e comercial. Também foi presidente da Federação Nacional das Empresas de Capitalização (Fenacap) e vice-presidente da CNSEG, a confederação que representa os segmentos de seguros, previdência privada, saúde suplementar e capitalização.
É formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em finanças pela FIA/USP.