Mainnav

Inflação e câmbio projetam queda neste ano, segundo boletim Focus

O boletim Focus publicado nesta segunda-feira (14/7) pelo Banco Central com a média das projeções feitas por cerca de 170 agentes e instituições do mercado financeiro para os quatro principais indicadores da economia brasileira, relativamente a este e aos próximos três anos, aponta queda do IPCA e do câmbio e estabilidade do PIB e da taxa básica para 2025. As médias desta semana são comparadas sempre com as médias da semana anterior.
O IPCA cai pela sétima semana seguida em 2025, passando de 5,18% na segunda-feira passada para 5,17% nes

CVM suspende AGE que discutiria incorporação da BRF pela Marfrig

A Comissão de Valores Mobiliários determinou nova suspensão da Assembleia Geral Extraordinária da BRF, que estava marcada para esta segunda-feira (14/7), para deliberar sobre sua incorporação pela empresa controladora Marfrig. É a segunda vez que a AGE da BRF, marcada com essa finalidade, é suspensa à pedido de investidores minoritários, que reclamam da insuficiência de dados e falta de clareza nas informações fornecidas pela controladora.
A primeira AGE estava marcada para ocorrer em 18 de junho, mas um dia antes dessa data a CVM adiou

Ibovespa fecha em queda de 0,54% e dólar sobe

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,54% nesta quinta-feira (10/7) aos 136.743,26 pontos, refletindo a incerteza do mercado em relação ao impacto que as tarifas de 50% anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possam ter na economia brasileira.
A queda do Ibovespa só não foi maior porque as ações da Vale (ON) subiram 2,29%Também Petrobras (ON) subiu 0,17%, mas as preferenciais (PN) caíram 0,25%. Os papéis dos bancos também recuaram: Itaú (-3,08%) e Banco do Brasil (-1,12%).
Já o dólar fechou

Previ pede na Justiça de São Paulo a suspensão de AGE da BRF

A Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, entrou na Justiça de São Paulo nesta quarta-feira (9/7) com um pedido de suspenção da Assembleia Geral Extraordinária da BRF, marcada para a próxima segunda-feira (14/7), para deliberar sobre sua incorporação pela empresa controladora, a Marfrig. Enquanto a Marfrig tem 50,49% da BRF, a Previ tem cerca de 5%.
A fundação, juntamente com o acionista minoritário Alex Fontana (que tem menos de 0,2% das ações), basearam o pedido de suspensão da AGE na alegação de que as informaçõe

Ibovespa cai após Trump ameaçar com novas tarifas

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,13% nesta terça-feira (8/7), aos 139.302,85 pontos, refletindo as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu novas tarifas de 50% sobre as importações norte-americanas de cobre e indicou que anunciará, em breve, uma tarifa adicional de 10% sobre os países do Brics, bloco do qual o Brasil faz parte.
Apesar da tensão, as ações ordinárias da Petrobras subiram 2,52%, enquanto as preferenciais avançaram 1,43%, ajudando a limitar parte das perdas. A Vale, a

Novas tarifas de Trump derrubam Ibovespa e fazem dólar subir

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 1,26% nesta segunda-feira (7/7), aos 139.489,70 pontos, influenciado pelas novas tarifas de importação sobre Japão e Coreia do Sul (25% para ambos) anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por ameaças tarifárias contra nações alinhadas com o Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Além da questão tarifária, Trump também fez comentários sobre o cenário político brasileiro, defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e criticando o q

Focus mostra inflação de 2025 em queda pela sexta semana seguida

A inflação de 2025 projetada semanalmente pelo Banco Central cai pela sexta semana consecutiva na pesquisa divulgado nesta segunda-feira (23/6) pelo Boletim Focus, passando de 5,20% na segunda-feira passada para 5,18% nesta semana. Para os dois anos seguintes, 2026 e 2027, a pesquisa mostra o IPCA estabilizado em 4,50% e 4,00%, respectivamente, mas para 2026 projeta nova queda, de 3,83% para 3,80 (ver quadro abaixo).
O Focus divulga semanalmente a média das projeções feitas por um grupo de cerca de 170 agentes e instituições do mercado

Daniel Maeda é o novo diretor jurídico da B3

Daniel Maeda, que durante 20 anos ocupou diversos cargos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assumiu no início de julho a posição de diretor jurídico da B3. Ele atuou na CVM até janeiro deste ano, nos últimos 14 meses como diretor e nos oito anos anteriores como supervisor de investidores institucionais. Também ocupou, antes disso, posições de gerente de estrutura de mercados, gerente de registro e autorizações e analista. É formado em engenharia civil e em direito.

Índices da Anbima fecham o semestre com rentabilidade positiva

Todos os indicadores de renda fixa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) fecharam o primeiro semestre de 2025 com rentabilidade positiva, com destaque para o IRF-M 1+, composto por títulos públicos prefixados com vencimento acima de um ano, que rendeu 12,89% período. Em junho, isoladamente, o indicador rendeu 2,09%.
O IRF-M 1, composto por prefixados de até um ano, rendeu 6,87% no semestre e 1,06% em junho, enquanto o IMA-B 5+, composto por NTN-Bs com vencimento acima de cinco anos, rendeu

Ibovespa sobe e supera 141 mil pontos; dólar cai

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 1,35% nesta quinta-feira (3/7), aos 141.303,55 pontos, impulsionado pelo desempenho positivo dos principais índices da bolsa de Nova York. O S&P 500 subiu 0,83%, o Nasdaq 1,02% e o Dow Jones 0,77%, refletindo o otimismo dos investidores com a divulgação do desemprego medido pelo payroll, que, que caiu de 4,2% para 4,1%, contrariando previsões de alta.
No Brasil, os temores das consequências de um acirramento na disputa entre governo e Congresso em torno da derrubada do decreto do