O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 1,26% nesta segunda-feira (7/7), aos 139.489,70 pontos, influenciado pelas novas tarifas de importação sobre Japão e Coreia do Sul (25% para ambos) anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por ameaças tarifárias contra nações alinhadas com o Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Além da questão tarifária, Trump também fez comentários sobre o cenário político brasileiro, defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e criticando o que chamou de “caça às bruxas” no Brasil. Após dois pregões de altas, o mercado viu nas declarações de Trump um motivo para uma correção técnica.
A Vale fechou em queda de 1,47%, enquanto Petrobras caiu de 0,68% nas ações ON e 0,19% nas PN. No setor bancário, Itaú (-1,33%) e Banco do Brasil (-1,65%) foram os que mais caíram.
Já dólar fechou o dia em alta de 0,98% frente ao real, a R$ 5,48, refletindo a maior aversão ao risco dos mercados internacionais com as tarifas e as declarações de Trump. Além da tarifa de 25% sobre Japão e Coréia do Sul, países como África do Sul, Laos, Mianmar, Malásia e Casaquistão, foram sobretaxados com tarifas entre 25% e 40%.