A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) passa a permitir a entrada de consultorias independentes em seu quadro de associados. Segundo a associação, a quantidade de escritórios de consultoria e pessoas fÃsicas que realizam essa atividade cresceu 155% nos últimos cinco anos, passando de 694 em 2019 para 1.768 ao final de 2024.
"Ter os consultores nas nossas mesas é um ganho-ganha. A presença deles garante à Anbima mais pluralidade e uma visão ainda mais abrangente do mercado, enquanto os consultores ganham com a força da nossa representação junto aos reguladores e outros players do mercado", afirma o presidente da entidade, Carlos André.
Segundo ele, duas consultorias já estão em processo de formalizar sua filiação à entidade. A Anbima ressalta a criação de um grupo de trabalho com 14 casas, entre elas consultorias independentes, para discutir temas de interesse da categoria, como idoneidade e portabilidade, além de buscar esclarecimentos em relação às regras como a Resolução 19, da CVM, que trata destes players.