Mainnav

Ibovespa fecha praticamente estável e dólar cai

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em leve queda de 0,04% nesta terça-feira (15/7), aos 135.250,10 pontos. O mercado operou em compasso de espera, aguardando alguma definição, que não veio, da reunião entre o governo e o Congresso, mediada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
As ausências à reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de líderes do Legislativo, reduziram as chances de um acordo. Com isso, o ministro Alexandre de Moraes (STF) decidirá sobre o tema.
Outro fator que manteve o mercado em alerta foi a questão tarifária envolvendo o governo dos Estados Unidos e do Brasil. A ausência de sinais sobre uma prorrogação do prazo de negociação entre os dois países, marcado para 1º de agosto, elevou a cautela entre investidores.
Já o dólar fechou o dia em queda de 0,47% frente ao real, a R$ 5,56. Enquanto no exterior o dólar ganhava força diante da divulgação de dados da inflação norte-americana acima do esperado, no Brasil, o câmbio inverteu a tendência.