Mainnav

Ibovespa fecha com leve alta e dólar valoriza

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou com leve alta de 0,04% nesta segunda-feira (12/5), na contramão das bolsas norte-americanas que fecharam com forte alta após o acordo tarifário anunciado entre Estados Unidos e China. O índice S&P 500 valorizou 3,26% e a Nasdaq 4,35% com a divulgação da notícia que EUA e China reduzirão suas tarifas recíprocas em 115 pontos percentuais cada, por um período de 90 dias.
O acordo reduziu o temor de uma recessão nos Estados Unidos e animou os mercados globais. O Brasil, que antes do acordo vinha recebendo fluxo de investimentos norte-americanos por conta da falta de atratividade dos ativos americanos, pode ter perdido um pouco o brilho para os investidores estrangeiros.
Os papéis de empresas ligadas a commodities foram os principais responsáveis pela leve alta do Ibovespa. As ações da Vale (VALE3) subiram 2,51%, enquanto Petrobras (PETR3) avançou 2,71% e PETR4 teve alta de 2,39%.
Já o dólar fechou o dia em alta de 0,52%, a R$ 5,68, seguindo o movimento global de valorização da moeda americana. A alta foi impulsionada pelo acordo provisório sobre tarifas entre Estados Unidos e China, que reduziu o temor de recessão na maior economia do mundo.
Desde meados de abril, os mercados vinham favorecendo moedas de países emergentes, como o real, com uma rotação global de carteiras. No entanto, nesta segunda os investidores interromperam esse movimento e voltaram a aumentar posições em dólar e em ativos negociados nas bolsas de Nova York.