O Ibovespa, principal índice da B3, fechou com pequena queda de 0,09% nesta quarta-feira (7/5), aos 133.397 pontos, com o mercado em compasso de espera enquanto aguardava a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em relação à Selic. O órgão anunciou no começo da noite uma elevação da taxa em 0,5 ponto percentual, para 14,75% ao ano, em linha com o que esperava a maioria dos analistas
A cautela no mercado brasileiro também refletiu os desdobramentos da decisão do Federal Reserve (Fed), que um pouco mais cedo havia anunciado a manutenção da taxa de juros norte-americana no intervalo entre 4,25% e 4,50% ao ano, como esperado. Após a divulgação o presidente do Fed, Jerome Powell, adotou, durante a entrevista coletiva, um tom cauteloso, sinalizando que a instituição pretende manter os juros estáveis enquanto observa a evolução da economia.
Já o dólar fechou o dia em alta de 0,61%, a R$ 5,7454. Esse foi o terceiro pregão consecutivo de valorização da moeda americana. O movimento de alta do dólar foi impulsionado pela postura cautelosa do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, durante a coletiva de imprensa em que anunciou a nova taxa básica de juros dos EUA. O presidente do Fed evitou indicar se, ou quando, iniciará um processo de corte nos juros.
Apesar de reconhecer que a economia enfrenta riscos de aumento da inflação e do desemprego, Powell afirmou que a política monetária atual está apenas “modestamente restritiva” e que não há espaço para cortes preventivos, especialmente diante do impacto inflacionário esperado das novas tarifas comerciais anunciadas pelo presidente Donald Trump.