O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou esta segunda-feira (28/4) com alta de 0,21%, aos 135.015,89 pontos, impulsionado pela entrada de recursos de investidores estrangeiros. Além disso, a expectativa de um encerramento do ciclo de altas da Selic, a taxa básica de juros, contribuiu para o otimismo.
Parte relevante dos investimentos estrangeiros são de ativos norte-americanos migrando para o mercado brasileiro, enquanto esperam a definição de indicadores importantes para o mercado norte-americanos, como relatório de empregos ADP, primeira leitura do PIB e do PCE, Ãndice que mede a inflação.
A Vale, ação de maior peso na Bolsa, subiu 0,35%, enquanto Petrobras fechou em queda de 0,64% (ON) e 0,39% (PN). No setor bancário, o desempenho foi misto, com destaque para Santander (+1,29%) e Banco do Brasil (1,21%).
Já o dólar fechou o dia em queda de 0,7%, a R$ 5,65. A apreciação do real ocorreu em contraste com a desvalorização de outras moedas latino-americanas, como o peso mexicano e o chileno, em um cenário global de menor apetite ao risco.