O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou em queda de 1,32% nesta terça-feira (8/4), aos 123.931,89 pontos, refletindo o pessimismo dos investidores com o acirramento das tensões entre Estados Unidos e China na guerra das tarifas. A China anunciou que não retiraria as tarifas retaliatórias de 34% sobre produtos americanos, afirmando que “vai lutar até o fim†caso os EUA avancem com novas sobretaxas.
O governo dos Estados Unidos dobrou a aposta, aplicando uma nova tarifa de 50% sobre os produtos chineses, elevando o total de taxações a 104%. A China disse que acionaria a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas dos Estados Unidos.
Já a moeda norte-americana fechou o dia em forte alta de 1,48%, a R$ 5,99 por dólar. A moeda chegou a bater R$ 6 durante o pregão, impulsionada pela escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.
O movimento marca o terceiro dia consecutivo de valorização do dólar no mercado brasileiro. Desde o inÃcio de abril, a divisa já acumula alta de 5,13%. No ano, as perdas do dólar frente ao real, que chegaram a mais de 8%, agora estão reduzidas a 2,95%.