O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou praticamente estável pelo segundo dia consecutivo, com leve queda de 0,04% nesta quinta-feira (3/4), aos 131.140,65 pontos. O Ãndice se equilibrou entre a queda dos papéis ligados ao setor de commodities, impactados pelas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o bom desempenho dos bancos.
Enquanto Petrobras teve quedas de 3,53% nas ON e de 3,23% nas PN, Vale também caiu fortemente, com baixa de 3,62%. Esse desempenho ruim foi amenizado pelo avanço dos grandes bancos brasileiros. As ações do Itaú subiram 1,78%, enquanto Bradesco teve alta de 1,88% (ON) e 1,92% (PN). Santander também registrou valorização de 1,40% em suas ações units.
Já dólar fechou a sessão em queda de 1,20%, a R$ 5,63. A desvalorização ocorreu após o anúncio de novas tarifas comerciais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que gerou incertezas nos mercados globais. O real se destacou entre as moedas emergentes, mesmo em um dia de perdas generalizadas para o dólar.