Mainnav

Com realização de lucros, bolsa cai e dólar sobe

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em queda de 0,77% nesta segunda-feira (25/3), aos 131.321,44 pontos, num movimento de realização de lucros pelos investidores após três semanas de valorização. Além disso, o mercado aguarda com apreensão novas leituras sobre inflação nos Estados Unidos e a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil.
Contribuiu para a apreensão do mercado as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a respeito das metas fiscais do governo. O ministro disse que não teria “vergonha nenhuma” de mudar parâmetros do arcabouço fiscal, embora tenha garantido que isso não ocorrerá no momento.
Já o dólar fechou em alta de 0,61%, a R$ 5,75, no terceiro pregão consecutivo de valorização. O movimento, segundo operadores, indica que também no câmbio está havendo realização de lucros, mesmo diante da alta das commodities e do desempenho positivo de outras moedas emergentes.
No exterior, o dólar se fortaleceu globalmente. O índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana frente a outras seis divisas fortes, voltou a superar 104 pontos, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) subiram, com a taxa do título de 10 anos superando 4,30%.