O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou em queda de 0,42% nesta quinta-feira (20/3), aos 131.954,90 pontos, num movimento de realização de lucros após uma sequência de seis dias de alta. Mesmo com a queda, i Ãndice da bolsa brasileira acumula alta de 2,37% na semana, 7,50% no mês e 9,75% no ano.
Os investidores seguem monitorando o cenário de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Na última reunião do Comitê de PolÃtica Monetária (Copom), a taxa Selic foi elevada para 14,25% ao ano, o maior patamar desde 2016, enquanto nos EUA o Federal Reserve (Fed) manteve os juros no mesmo intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano. Ambas as decisões eram esperadas pelo mercado.
Já dólar fechou em alta de 0,49%, cotado a R$ 5,67, após sete pregões consecutivos de queda. A valorização da moeda norte-americana ocorreu em meio a ajustes técnicos e à realização de lucros, impulsionada pelo avanço do seu poder de paridade no exterior.
No mercado global, investidores reagem às incertezas sobre o crescimento econômico dos Estados Unidos após o governo de Donald Trump anunciar novas tarifas comerciais. Esse movimento fortaleceu o dólar em relação a outras moedas, o que se refletiu também no Brasil.