O Ibovespa, principal Ãndice da B3, fechou em alta de 2,82% nesta quinta-feira (30/1), aos 126.912,78 pontos, impulsionado por uma cadeia de boas notÃcias para o mercado. A primeira delas é que, apesar do Comitê de PolÃtica Monetária (Copom) ter aumentado a Selic em 1 ponto percentual na reunião de quarta-feira (29/1), o comunicado do órgão veio num tom suave e fala de apenas um aumento na próxima reunião, sem anunciar outros aumentos a partir de março.
Além disso, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a atuação do presidente do Banco Central, Gabriel GalÃpolo, ao contrário do que costumava fazer com o ex-presidente, Roberto Campos Neto. Lula também disse que a reunião que teve com o novo CEO da Vale, Gustavo Pimenta, foi boa e que faria outras para discutir obstáculos setoriais enfrentados pela companhia. Os papéis da Vale avançaram 4,22%.
Por fim, ajudaram a impulsionar o principal Ãndice da B3 a divulgação dos gastos do governo, que vieram abaixo do esperado apesar de deficitários. Também animaram os investidores a divulgação do resultado do mercado de trabalho, que teve o pior resultado mensal desde a pandemia, o que ajuda no combate à inflação.
Já o dólar fechou em queda de 0,23%, cotado a R$ 5,85. Foi o nono pregão consecutivo de desvalorização da moeda no mercado doméstico, acumulando uma baixa de 5,30% em janeiro. O movimento de queda ocorreu após a leitura do comunicado do Comitê de PolÃtica Monetária (Copom), divulgada na noite anterior, assim como da divulgação de dados fiscais positivos. O Governo Central apresentou um déficit abaixo do esperado, cumprindo a meta fiscal para 2024, o que melhorou o apetite ao risco entre os investidores.