Enquanto no Brasil o Copom elevou a taxa básica de juros em 1 ponto percentual (pp) nesta quarta-feira (29/1), fixando-a por unanimidade em 13,25%, nos Estados Unidos o Federal Reserve (Fed), órgão correspondente ao nosso BC, decidiu também por unanimidade mantê-la na faixa de 4,35% a 4,50%.
Ao contrário do comunicado anterior, divulgado após a reunião de dezembro do ano passado com a informação de que a inflação “progrediu” em direção à meta de inflação de 2%, neste não há uma sinalização. O comunicado destaca apenas que a inflação “continua elevada”.
O comunicado do Fed diz que “a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. A taxa de desemprego se estabilizou em um nível baixo nos últimos meses, e as condições do mercado de trabalho continuam sólidas”.
Ainda segundo o comunicado do Fed, “ao considerar a extensão e o momento de ajustes adcionais na faixa da taxa básica, o comitê avaliará cuidadosamente os dados que estão chegando, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos”.
O presidente do Fed, Jerome Power, dará uma entrevista coletiva de imprensa nos próximos dias para falar sobre a decisão do órgão na reunião desta semana.