O Opportunity vendeu sua participação de 48% na operadora portuária Santos Brasil para a empresa global de navegação e logística CMA CGM, ao preço de R$ 15,30 por ação, o que representa um valor total de R$ 6,33 bilhões a serem pagos à vista na data do fechamento da operação. A finalização da negociação depende da aprovação pelas autoridades regulatórias competentes, esperando-se que isso ocorra no primeiro trimestre de 2025.
A CMA CGM também anunciou que, visando adquirir 100% das ações da empresa no mercado, deve lançar uma Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) aos demais acionistas, no mesmo preço e condições pactuadas com o Opportunity, assim que essa operação seja aprovada pela autoridades regulatórias.
Comunicado da CMA CGM informa que “o investimento é estratégico, pois expande sua presença no Brasil e reforça a sua posição de liderança como um operador global de terminal portuário multiuso”. Ainda de acordo com a empresa, a operação “potencializará a capacidade de crescimento e investimento na infraestrutura nacional, reforçando o compromisso da companhia com a ampliação de seus terminais, o aprimoramento de sua excelência operacional, a evolução profissional de seus funcionários, a geração de emprego e o crescimento do Brasil”.
O comunicado da CMA CGM ressalta que “essa convergência de valores favorecerá um processo de integração sustentável, equilibrado e de continuidade dos projetos e iniciativas existentes, com transparência e comprometimento com todos os stakeholders da empresa”.