Mainnav

Aversão a risco global derruba Ibovespa e faz dólar disparar

grafico 8O Ibovespa principal índice da B3, fechou em queda de 0,20% nesta quinta-feira (1/7), aos 127.395 pontos, acompanhando o sentimento de aversão a risco global. Após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sugerir um possível corte de juros em setembro, os investidores reagiram aos dados econômicos mais fracos dos EUA. O índice de compras (PMI) caiu em julho, contrariando a previsão de alta, e permaneceu abaixo de 50 pontos, indicando contração. Além disso, os pedidos semanais de auxílio-desemprego subiram mais do que o esperado.
Diante de dados econômicos mais fracos dos Estados Unidos, o preço do petróleo recuou no mercado internacional e afetou negativamente as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras, que caíram 1,85% e 1,52%, respetivamente.
No cenário macroeconômico, o mercado repercute, ainda, o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom), mais cauteloso com a política monetária que parte do mercado esperava, mas que abre mais espaço para uma eventual alta na Selic à frente.
Já o dólar disparou 1,43% nesta quinta-feira (1/7), fechando a R$ 5,73, o maior patamar desde 21 de dezembro de 2021.A alta da moeda norte-americana foi provocada por um movimento global de forte aversão a risco que também afetou outras moedas de países emergentes, após uma rodada de dados fracos nos Estados Unidos provocar um temor de recessão na principal economia do mundo.