A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou na última sexta-feira (26/7) o relatório sobre a evolução das finanças sustentáveis no Brasil, resultado de pesquisa feita pelo Financial Centres for Sustainability (FC4S) entre os meses de abril e julho de 2023 em 26 países. No Brasil, as informações sobre o tema foram coletadas junto ao Laboratório de Inovação Financeira (LAB), organização tem a CVM como um dos seus membros fundadores.
“A CVM, por meio do LAB, foi responsável por coordenar a coleta de dados e preenchimento da pesquisa FC4S junto a instituições financeiras, seguradoras e administradores de carteiras. Com este trabalho, esperamos contribuir para o monitoramento do progresso do sistema financeiro nacional na promoção das finanças sustentáveis”, destaca a gerente de Inovação e Finanças Sustentáveis da CVM, Michelle Faria.
Entre contribuições realizadas pela própria CVM destacam-se a assinatura, em 20/10/2023, da Resolução CVM 193, que permite que companhias abertas, fundos de investimento e companhias securitizadoras elaborem, de forma voluntária, relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão internacional (IFRS S1 e S2), emitido pelo International Sustainability Standards Board (ISSB).
Além disso, a autarquia também relaciona as seguintes iniciativas: a) Lançamento de página dedicada às Finanças Sustentáveis no Mercado de Capitais; b) Consulta Pública para Fiagro; c) Orientação sobre integração de fatores ASG aos procedimentos de suitability; d) Quiz de Finanças Sustentáveis, sobre educação financeira para mulheres; e) Regras do ProRecicle; f)Levantamento de indicadores de diversidade na CVM.
Segundo a CVM, o relatório aponta o LAB como um dos melhores laboratórios de inovação do mundo, posição conquistada após apresentar pontuação de 3,8 (de zero a cinco) no pilar Fundações Institucionais e Laboratórios de Inovação Financeira.