O Ibovespa, principal Ãndice da B3, encerrou esta terça-feira (28/5) com queda de 0,58%, aos 123.779,54 pontos, impactado pela elevação da rentabilidade das treasuries norte-americanas, que subiram sete pontos-base e derrubaram os ativos de risco pelo mundo, especialmente nos mercados emergentes, como o brasileiro. Além disso, também contribuiu para a queda do Ibovespa a divulgação de um resultado fiscal pior que o esperado pelo governo brasileiro, com aumento da dÃvida pública.
Por último, também ajudou na performance ruim apresentada pelo Ãndice da B3 o recuo de mais de 2% no preço do minério de ferro na China, que impactou negativamente os papéis da Vale. A Vale3, um dos mais importantes papéis do Ibovespa, fechou com queda de 2,11%, puxando para baixo o Ãndice.
Já o dólar fechou em queda de 0,35% em relação ao real, cotado a R$ 5,15, alinhado com a desvalorização da moeda americana frente a divisas latino-americanas. O desempenho da moeda foi sustentado por declarações do diretor de PolÃtica Monetária do Banco Central, Gabriel GalÃpolo, que num evento na Universidade Federal de Itajubá reafirmou o compromisso do BC com a meta de inflação, dissipando incertezas do mercado geradas pela última reunião do Comitê de PolÃtica Monetária (Copom).