Mainnav

Mesmo com queda da Petrobras, Ibovespa fecha em ligeira alta

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou com uma pequena alta de 0,20% nesta quinta-feira (16/5), aos 128.283,62 pontos, refletindo o peso dos setores de mineração e frigoríficos no índice. Enquanto as ações da Vale subiram 0,73%, impulsionadas pela valorização do minério de ferro na China, as ações dos frigoríficos Minerva, Marfrig e JBS valorizaram 9,38%, 4,63% e 4,44%, respectivamente, sustentando o Ibovespa contra a queda das ações da Petrobras, de -1,82% (ON) e -2,84% (PN), em decorrência da demissão do seu agora ex-presidente, Jean Paul Prates, no dia anterior.
Além disso, o mercado acompanha atento a divulgação de dados da economia global. Na quarta-feira, a divulgação nos Estados Unidos do CPI, a inflação norte-americana, que veio abaixo do esperado, ajudou a evitar que a queda do Ibovespa fosse ainda maior, quando a Petrobras liderou as perdas da bolsa brasileira.
Já o dólar fechou esta quinta-feira em queda de 0,13%, cotado a R$ 5,1301. Ao longo do dia a moeda norte-americana esteve alinhada ao movimento global, em um dia marcado pela ausência de novidades econômicas.