A divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pelo IBGE nesta terça-feira (11/4), caindo de 0,84% em fevereiro para 0,71% em março, animou os investidores e levou o Ibovespa, o principal índice da B3, a fechar com uma forte alta de 4,28%, aos 106.213,76 pontos.
Com a queda do índice em março, o país passa a ter uma inflação acumulada de 4,65% na janela de 12 meses. É o menor valor para 12 meses desde janeiro de 2021. A queda da inflação de 12 meses para um patamar abaixo de 5%, pela primeira vez em dois anos, levou o mercado a cogitar de uma possível queda da Selic já na próxima reunião do Copom.
Também pesou positivamente à favor da alta das bolsas a notícia de que o governo deve enviar ao Congresso Nacional, até a próxima segunda-feira, a proposta de um novo arcabouço fiscal para o País. Previsto inicialmente para ir ao Congresso nesta sexta-feira (14/4), o envio ficou para a segunda-feira (17/4), disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Segundo ela, o adiamento deve-se a ajustes finais no projeto por parto dos ministérios do Planejamento e da Fazenda.
As boas notícias em relação à inflação e à proposta do arcabouço fiscal contaminaram positivamente o mercado de câmbio, com a moeda norte-americana recuando -1,15%, para R$ 5,00. A cotação do dólar despencou com a divulgação da inflação de março, chegando a R$ 4,99 por volta das 11h20.