As instituições financeiras ganharam uma alternativa à s operações compromissadas (de tÃtulos públicos), podendo a partir desta segunda-feira (07/02) realizar depósitos voluntários no Banco Central (BC) mediante remuneração. Os depósitos serão usados para fins de polÃtica monetária.
Segundo o BC, os depósitos voluntários servirão para gerenciamento da quantidade de moeda em circulação no sistema financeiro e controle da taxa de juros de curto prazo, sem impactar a dÃvida pública.
A medida amplia a utilização do instrumento, antes restrito apenas às instituições financeiras que atuam no mercado aberto e de câmbio. Agora, a autarquia também passa a receber depósito voluntário de instituições financeiras titulares de conta Reservas Bancárias (bancos comerciais, caixas econômicas e bancos múltiplos com carteira comercial) ou de Conta de Liquidação.
Atualmente, o BC administra a quantidade de moeda no sistema bancário por meio das operações compromissadas, a venda de tÃtulos públicos com compromisso de recompra. Como esses tÃtulos são emitidos pelo Tesouro Nacional são contabilizados na dÃvida bruta do paÃs.
Com o mecanismo, as instituições financeiras poderão realizar depósitos de recursos no BC, de forma voluntária, por perÃodo predeterminado e recebendo uma taxa de remuneração sobre o montante aplicado. Essa remuneração não é somada à dÃvida pública.