O IMA, Ãndice que reflete o desempenho dos tÃtulos públicos federais, apresentou rentabilidade de 1,02% em maio, o melhor resultado mensal em 2020, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A alta reverteu as perdas acumuladas e fez com que o Ãndice registrasse variação positiva de 0,88% no ano.
"O inÃcio da pandemia de Covid-19 trouxe muita volatilidade para o mercado, o que levou a reajustes no preço dos ativos e impactou a rentabilidade dos tÃtulos públicos em março. Esse movimento se atenuou em abril: com a redução das incertezas, os papéis apresentaram ligeira recuperação, movimento que continuou com mais intensidade em maio", comenta Hilton Notini, gerente de preços e Ãndices da Anbima.
As NTN-Bs com vencimento de até cinco anos foram os destaques do último mês. O IMA-B5, que retrata esses papéis, rendeu 2,12% em maio e acumula alta de 2,03% no ano. Na sequência, o IRF-M1+, que acompanha as LTNs e NTNs acima de um ano, rendeu 1,92%, com alta de 4,94% no acumulado do ano. E o IMA-B5+, que espelha papéis com prazos superiores a cinco anos, bateu 1,02% no mês, mas ainda registra perda de 7,88% no ano.
Entre os Ãndices de prazos menores, o IRF-M1, que reflete os papéis pré-fixados até um ano, teve retorno de 0,42%, enquanto o IMA-S, que acompanha os tÃtulos indexados à taxa Selic, registrou ganho de 0,24%. No ano, eles acumulam altas de 2,31% e 1,5%, respectivamente.