O Banco Central (BC) cortou os juros básicos da economia pela terceira vez seguida neste ano, em 0,5 ponto percentual, numa decisão já esperada pelos analistas financeiros. A decisão, tomada por unanimidade na tarde da última quarta-feira (1º/11) pelo Comitê de PolÃtica Monetária (Copom), reduziu a Selic para 12,25% ao ano.
Em comunicado, o Copom informou que a economia internacional exige maior atenção e cautela de paÃses emergentes na redução de juros. “O ambiente externo mostra-se adverso, em função da elevação das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos, da resiliência dos núcleos de inflação em nÃveis ainda elevados em diversos paÃses e de novas tensões geopolÃticasâ€, destacou o comunicado.
Apesar das dificuldades, o texto informou que o Copom continuará a fazer novos cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. O Copom, no entanto, indicou que poderá mudar o tempo do perÃodo de cortes, caso as condições tornem mais difÃcil reduzir juros.
“A magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensÃveis à polÃtica monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscosâ€, ressaltou o texto.