Mainnav

Bini assume presidência da Caixa Asset após período tumultuado

SergioBiniCaixaCom as saídas tumultuadas dos agora ex-presidente e ex-diretor da Caixa Asset, respectivamente Pablo Sarmento e Heitor Souza Cunha, a presidência da gestora foi assumida interinamente na quarta-feira passada (13/11) pelo vice-presidente da área de fundos de investimentos da Caixa, Sérgio Bini. Ele assumiu o cargo pelo período de 60 dias, acumulando-o com a vice-presidência da Caixa.
A Caixa Asset viveu um início de novembro turbulento. No início do mês Sarmento foi desligado da gestora pelo seu Conselho de Administração, acusado de abuso de poder em questões que estão sob investigação da corregedoria interna. Entre outras coisas, segundo nota publicada à época pela jornalista Malu Gaspar do jornal “O Globo”, a asset estaria negociando a compra de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master, numa operação que foi barrada pela área de renda fixa por considerá-la atípica e arriscada. Sarmento tinha assumido o cargo em janeiro deste ano.
Com o desligamento de Sarmento, o diretor de distribuição e produtos da asset, Heitor Souza Cunha, assumiu interinamente, mas não durou mais que uma semana no cargo. No início da semana passada surgiram denúncias de uma sociedade com o ex-assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, Luciano Ferreira Cavalcante, na empresa LF Consultoria. O ex-assessor de Lira é investigado por supostas fraudes em contratos de kits de robótica para escolas de Alagoas. O desligamento de Cunha foi anunciado pela Caixa em 12/11, mesmo dia em que foi publicada a nomeação interina de Bini.
Bini possui uma longa trajetória na Caixa. Ele trabalhou por 18 anos no banco, na área de gestão de ativos de terceiros, que deixou em 2020 para se dedicar, durante três anos, à atividade acadêmica, atuando como professor de finanças da escola FK Partners, voltada à formação de assessores de investimento. Retornou à Caixa em março do ano passado. É formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui MBA e mestrado em finanças comportamentais pela FGV.