Aquiles Mosca é o novo CEO da BNP Paribas Asset Management, no lugar de Luiz Carlos Sorge, que se desligou da gestora onde estava há 23 anos. Segundo Mosca, que está na asset há seis anos, sua gestão será marcada pela continuidade do trabalho feito pelo antecessor. “Para mim é uma oportunidade, obviamente, mas também um desafio enorme, de dar continuidade à tudo que foi feito até agora”, diz.
Com 27 anos de experiência na indústria de fundos, Mosca veio para a asset do BNP Paribas em 2018 e desde 2020 ocupava a posição de head da área comercial, de marketing e digital. Começou sua carreira no ABM Amro, em 1997, onde atuou como head da área comercial, de onde seguiu para a Santander Asset após o banco espanhol ter comprado, em associação com o grupo belga Fortis, o ABN Amro em 2007. Esteve no ABN Amro por 12 anos e na Santander Asset por nove anos e meio, nessa última na posição de head da área comercial e de estratégias de investimentos.
Mosca é formado em economia pela USP e possui MBA em administração de empresas pelo Insead. É também professor de finanças comportamentais na Fundação Getulio Vargas de São Paulo.
Junto com Mosca, assume o cargo de vice-CEO da gestora a executiva Claudia Ceconelo. Ela está na BNP Paribas há 25 anos, sendo os últimos 20 na área de gestão de recursos, onde até agora exercia o cargo de gerente executiva para a América Latina. Ceconelo continuará prestando suporte às atividades do head comercial global na América Latina.