A XP Inc. lançará amanhã (16/12) o primeiro ETF de ouro do mercado brasileiro. O fundo buscará replicar preço do ouro em dólar através do ativo offshore Ishares Gold Trust ETF (IAU), gerido pela BlackRock — e cujas cotas comporão, no mÃnimo, 95% do seu patrimônio. O Ãndice de referência, por sua vez, é o LBMA Gold Price, desenvolvido pela London Bullion Market Association e referência mundial para o acompanhamento do preço do metal.
O novo produto será negociado na B3 e será aberto a investidores em geral. A taxa de administração será de 0,30% ao ano. O investimento mÃnimo será de uma cota do fundo com preço estimado em aproximadamente R$ 10.
O especialista de fundos da XP, Fabiano Cintra, destaca que, com o novo produto, o investidor passa a ter à disposição uma nova forma, prática e eficiente, para investir no metal – as opções existentes atualmente são os fundos, os contratos de ouro e a compra do metal fÃsico. “O ETF oferece vantagens como facilidade de negociação, preço em tela e liquidez intradiária, além de buscar seguir um Ãndice de referência amplamente conhecido e transparenteâ€, afirma Cintra.
Esse é o segundo ETF lançado pela XP. No dia 30 de novembro, a empresa lançou o ETF XFIX11, que busca reproduzir a carteira do IFIX, Ãndice de Fundos de Investimentos Imobiliários da B3.