Levantamento feito pela consultoria Economática mostra que os fundos de ações conseguem, no curto prazo, melhor retorno absoluto do que os fundos de renda fixa e os multimercados, mas perdem destes no longo prazo. Entretanto, quando a ênfase é colocada na superação de seus respectivos benchmarks, a situação se inverte. Os fundos de ações ficam abaixo do Ibovespa no curto prazo mas ganham do Ãndice no longo prazo, ao passo que os fundos de renda fixa ficam acima do CDI no curto prazo mas perdem do Ãndice no longo prazo. Já os multimercados superam largamente o CDI no curto prazo mas apresentam ganhos modestos em relação ao Ãndice quando olhamos no longo prazo.
O levantamento da consultoria inclui todos os fundos ativos na data de 28/6 último. Pelos dados disponibilizados pela consultoria, o retorno absoluto dos fundos de ações em um ano foi de 38,33%, em dois anos foi de 56,07% e em três anos alcançou 95,17%, enquanto os fundos de renda fixa renderam em um ano 6,30%, em dois anos 14,10% e em três anos 28,85%. Já os multimercados renderam em um ano 9,32%, em dois anos 19,14% e em três anos 34,96%. Já em dez anos a tendência se inverte, com os fundos de ações rendendo 148,93%, contra 156,68% dos fundos de renda fixa e 176,55% dos multimercados.
Mas olhando pela perspectiva da superação dos respectivos benchmarks, os fundos de ações perderam do Ibovespa no curto prazo, rendendo em um ano 0,9879% do Ãndice, em dois anos 0,9268% e em três anos 0,9914%, enquanto os fundos de renda fixa renderam em um ano 100,05% do Ãndice, em dois anos 100,01% e em três anos 100,19%. Já os multimercados renderam em um ano 147,95% do Ãndice, em dois anos 135,75% e em três anos 121,39%. Em dez anos, novamente a tendência se inverte, com os fundos de ações rendendo 154,81% do Ibovespa enquanto os fundos de renda fixa rendem 99,04% do CDI e os multimercados rendem 111,60% do CDI.
Isso mostra que as estatÃsticas são flexÃveis o suficiente para apresentar a mesma realidade de diferentes formas, enfatizando um ou outro ponto de vista de acordo com o interesse do narrador.