Mainnav

Após Senado, Câmara dos deputados também quer ouvir Fukunaga

Após o convite do Senado, aprovado em 19/3, para que o presidente da Previ, João Fukunaga, compareça à Casa para dar explicações sobre o déficit de R$ 17,6 bilhões apresentado pelo Plano 1 da entidade em 2024, foi a vez da Câmara dos Deputados aprovar formalidade semelhante.
A Câmara aprovou na última terça-feira (25/3) um requerimento do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) convidando Fukunaga a comparecer à casa legislativa para falar também sobre o déficit do Plano 1 da Previ em 2024. O requerimento anterior, aprovado no Senado, havia sido encaminhado pelo Senador Sérgio Moro (União Brasil-PR).
Em resposta à campanha que vem atingindo o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e o seu presidente, um grupo de dirigentes de entidades fechadas de previdência lançou no último sábado (22/3) um abaixo assinado em defesa da governança da Previ. O documento enfatiza a integridade das decisões da fundação nesse momento em que ela é alvo de críticas por parte de membros do Tribunal de Contas da União (TCU), políticos conservadores, redes sociais e órgãos de comunicação.
O texto do abaixo assinado não cita explicitamente os ataques contra a fundação e nem contra o seu presidente, João Fukunaga, por uma questão estratégica. “Preferimos focar nossos esforços na defesa da entidade, nesse momento, sem personalizar”, explica um dos dirigentes que faz parte da coordenação do abaixo assinado. Ele espera coletar mais de uma centena de assinaturas. Para ver o texto na íntegra, clique aqui