O rating da área de gestão da Petros, fundo de pensão que tem a Petrobras como principal patrocinadora, foi elevado de “forte” para “excelente” pela Fitch Ratings. A mudança reflete a melhora do desempenho dos planos de benefício definido (BD), caso do PPSP-R e do PPSP-NR, graças à estratégia de investimento conhecida por imunização.
Segundo a agência, o equilíbrio atuarial dos planos de previdência da Petros tem apresentado “grande melhora desde 2023”. O relatório detalha que a estratégia de imunização, que consistiu na compra de títulos públicos com rentabilidade acima das metas atuariais dos planos, atingiu mais de 80% das carteiras dos planos BD.
Ainda segundo a Fitch, a Petros apresenta capacidade de investimento e características operacionais muito fortes em relação às suas estratégias de investimentos, robusta estrutura organizacional, experiência e qualificação profissional, processo de investimento bem definido e organizado, além de sólidos controles de risco e compliance. A agência também destacou a consolidação da agenda ESG (de ambiental, social e governança, na sigla em inglês) da Petros.
"A conquista da nota máxima na gestão de investimentos chancela os avanços estruturais que implementamos em nossas decisões para administrar os recursos dos participantes, reconhecendo nosso compromisso com a sustentabilidade dos planos. Mesmo tendo alcançado o nível máximo de excelência nos critérios da agência, seguiremos fortalecendo nossa governança e gestão de riscos, sempre com foco na segurança do patrimônio dos participantes", afirma Henrique Jäger, presidente da Petros.