A Elos, entidade previdenciária que reúne participantes da Eletrosul, é mais nova signatária brasileira do Principles for Responsible Investment (PRI), uma iniciativa global que tem como objetivo incorporar as questões ambientais, sociais e de governança aos portfólios de investimento. O PRI foi criado há cerca de 20 anos e já conta com mais de 5.300 signatários, entre gestores e proprietário de ativos, com responsabilidade pela gestão de mais de US$ 130 trilhões.
A Elos é o 16º fundo de pensão brasileiro a aderir ao programa, que também conta com a participação da Previ, Petros, Vivest, Valia, Fapes, Funpresp-Exe, Serpros, Economus, Fundação Itaú-Unibanco, Real Grandeza, Infraprev, VisãoPrev, Neós, Prevcom-SP e BB-Previdência.
“Considerar as questões Ambientais, Sociais e de Governança na gestão de recursos de longo prazo é fundamental para uma avaliação adequada dos riscos e oportunidades”, diz Leonardo Galluzzi Sansivieri, gerente de investimentos da Elos.
Segundo Sansivieri, a adesão da Elos ao PRI soma-se a outras iniciativas da entidade relacionadas aos temas ASG. Ele cita a parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, organização focada em incentivar outras empresas a aplicarem princípios sustentáveis, e também a adesão em 2024 ao programa Carbon Disclosure Project (CDP).