A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) passou a reconhecer a Ipcom/Fipecafi como certificadora por experiência, podendo habilitar profissionais com conhecimento prático no segmento de previdência complementar fechada à exercerem funções gerenciais no sistema. É a segunda certificadora por experiência reconhecida pela Previc, sendo que a primeira foi o ICSS, em 2023.
As avaliações sobre o conhecimento prático detido pelos candidatos serão conduzidas em conjunto pelo Ipcom (Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar) e pela Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeira). Segundo a Previc, a certificação por experiência permite aos fundos de pensão recrutarem gestores de alto desempenho para suas áreas estratégicas.
A certificação por experiência é buscada por profissionais que, normalmente, não estão dispostos a dedicar parte do seu tempo a estudos direcionados a uma certificação por prova, que conforme o próprio nome diz mensuram o conhecimento dos candidatos através de provas e da avaliação da experiência prática. Existem atualmente 14 certificadoras reconhecida pela Previc como certificadoras por provas, entre elas o Ipcom/Fipecafi.