Mainnav

Funcef eleva meta atuarial de planos de benefícios para 2025

A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa, aprovou, nesta segunda-feira (9/12) a elevação da meta atuarial dos seus três planos de benefícios para 2025. A meta do REG/Replan Saldado sobe de INPC + 4,50% para INPC + 4,75% enquanto a meta do REG/Replan Não Saldado, REB e Novo Plano vai de INPC + 4,50% para INPC + 4,85%.
Segundo a fundação, a decisão se baseou na avaliação anual das hipóteses atuariais do plano, conforme prevê a legislação, e foi tomada após extenso e rigoroso processo de discussão. É importante destacar que este é um assunto rigorosamente técnico. A taxa de juros é analisada anualmente e tudo depende do contexto no curto, médio e longo prazos e dos estudos técnicos”, explicou o diretor de benefícios da entidade, Jair Ferreira.
A elevação da meta atuarial foi possível por conta das mudanças realizadas nas carteiras de investimentos dos planos. Ao avaliar a exposição do REG/Replan às oscilações de mercado (volatilidade), o diretor de investimentos e participações, Gustavo Portela, observa que houve uma mudança estrutural no portfólio de investimentos do plano por conta da estratégia de imunização da carteira, executada nos últimos anos.
A Funcef adicionou à carteira do REG/Replan mais de R$ 10,7 bilhões em títulos públicos de longo prazo atrelados à inflação (NTN-Bs), sem risco de mercado e com taxas médias de retorno superiores à meta atuarial, entre janeiro de 2023 e setembro de 2024.