Mainnav

Abrapp adere à WPA, entidade global com US$ 7 tri administrados

JarbasDeBiagiAbrappA Abrapp informou em seu site na última sexta-feira (6/9) ter aderido ao World Pension Alliance (WPA), organização internacional de fundos de pensão que inclui entre seus membros os Estados Unidos, Canadá, Austrália e países da América Latina e Europa. A proposta de adesão foi aprovada um dia antes, por unanimidade, pela sua diretoria executiva.
Fundada em 2011, a partir de 2016 a WPA criou suas regras de governança e nomeou um presidente e um coordenador. Hoje, por meio de seus membros, a organização representa mais de 400 milhões de pessoas cobertas por planos de previdência e cerca de US$ 7 trilhões em recursos administrados.
“Trata-se de um fórum relevante de estudos e compartilhamento de boas práticas. O Brasil parece atrair o interesse da comunidade internacional como exemplo de sistema complementar voluntário em desenvolvimento”, analisa o presidente da Abrapp, Jarbas de Biagi.
Já para o superintendente geral e próximo presidente da Abrapp, Devanir Silva, “fomos procurados pela WPA, uma entidade internacional bastante respeitada ao redor do mundo (o que é) um reconhecimento pelo nosso trabalho que muito nos orgulha. Entendo como muito positiva a adesão da Abrapp sob o ponto de vista institucional, o que facilitará o acesso ao material produzido e a grandes especialistas internacionais.”
Além da filiação à WPA, a Abrapp também mantém acordo de cooperação com a Federación Internacional de Administradoras de Fondos de Pensiones (Fiap).