Mainnav

Petros aprova cisão de planos patrocinados por Petrobras e Vibra

Vibra EnergiaA Petros anunciou a aprovação por suas instâncias decisórias da cisão dos planos PPSP-R e PPSP-NR, patrocinados pela Petrobras e Vibra Energia, o que resultará na criação de planos exclusivos da Vibra Energia (nome da antiga BR Distribuidora). Aprovada pela diretoria executiva e pelo Conselho Deliberativo da fundação, a proposta será encaminhada em seguida à análise da Petrobras e da Vibra Energia e, na sequência, à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
Em maio último, o patrimônio do PPSP-R era de R$ 50,60 bilhões e o do PPSP-NR somava R$ 14,15 bilhões. Segundo a fundação, somente após a chancela dos dois patrocinadores e da SEST o processo será enviado à Previc para análise e aprovação.
A fundação informa que a cisão não implicará em alterações de direitos e obrigações previstos no PPSP-R e no PPSP-NR, que serão replicados no PPSP-R Vibra e no PPSP-NR Vibra.
A Vibra Energia foi formada em 2021, quando a Petrobras vendeu em leilão a sua posição de maior acionista da BR Distribuidora, que foi comprada por vários fundos de investimentos. Na sequência, a nova empresa, que passou a ter controle diluído, decidiu mudar sua razão social para Vibra Energia, embora tenha mantido nos postos de gasolina o logotipo da BR, que permanece até hoje. Ao final de 2022 a Vibra Energia tinha perto de 3,5 mil funcionários.