A BB Previdência anunciou nesta quarta-feira (17/7) que foi selecionada pela prefeitura de Olinda (PE) para gerenciar o Regime de Previdência Complementar (RPC) dos funcionários públicos desse município. A escolha da entidade foi feita através de processo público que contou com a participação de outras oito fundações.
Os servidores de Olinda farão parte do multipatrocinado BBPrev Brasil, direcionada à entes federativos. Com a conquista do plano previdenciário de Olinda, a BB Previdência acumula planos de 272 entes federativos, entre estados e municípios brasileiros.
A implantação do Regime de Previdência Complementar (RPC) é obrigatório para entes federativos com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) que possuam funcionários públicos ganhando salários acima do teto do INSS, conforme previsto na Emenda Constitucional 103, de 2019.
“A conquista de Olinda deverá agregar, ao menos, cerca de 600 funcionários públicos efetivos ao plano, segundo projeções iniciais”, explicou o gerente de novos negócios da BB Previdência, Kleber Borges. “A expectativa é de que o plano poderá ser o maior em volume de ativos da entidade dentro de 15 anos”, complementa.
O percentual do salário à ser aportado pelos servidores públicos da cidade ainda não está definido, segundo informações da BB Previdência. O aporte da prefeitura vai variar entre 1% e 8,5% do valor acima do teto. “Com essa contrapartida, o servidor que aderir já garante um retorno de 100% sobre o valor que aportará ao plano, além da rentabilidade normal dos fundos.”