A nova empresa de saúde que está nascendo da união da Fachesf Saúde com a Evida, plano de saúde patrocinado da Eletronorte, já tem um nome de mercado. Chama-se Luminar Saúde, denominação aprovada pelos Conselhos Deliberativos da Fachesf e da Evida, juntamente com o seu estatuto social. Agora, o próximo passo é a aprovação da empresa junto à Eletrobras e aos órgãos reguladores.
A Luminar Saúde também está discutindo a possibilidade de ampliar essa união agregando outras empresas patrocinadoras dos planos de saúde vinculados à Eletrobras. Em matéria publicada na última edição de Investidor Institucional o presidente da Fachesf, Armando José Pereira de Barros, conta que além dessas também estão sendo buscadas patrocinadoras não ligadas à Eletrobras, sendo que com pelo menos uma delas a conversa está bastante adiantada. Mas ele não quis adiantar o nome dessa possível nova patrocinadora.
A Luminar Saúde não contará com os participantes ativos ligados à Fachesf Saúde ou à Eletronorte, uma vez que a Eletrobras determinou que todos os participantes ativos de seus planos de saúde migrarão para o Bradesco e a Unimed. Portanto a Luminar nasce basicamente como um plano de assistidos, com exceção dos participantes ativos ligados aos outros dois patrocinadores privados da Evida, que são a Amazonas Energia e a Roraima Energia.
Por nascer com essa forte base de assistidos, cujas despesas médicas são maiores, a Luminar Saúde terá não só que buscar novos patrocinadores que agreguem gente com menores despesas médicas mas também que reduzir seus custos administrativos e de gestão. Entre outras coisas, o plano dará prioridade ao atendimento automatizado e focará em melhorias dos processos de TI, além de fundir as diretorias de RH, de administração, financeiras etc. Segundo a Fachesf, “com a Luminar Saúde será possível otimizar despesas e viabilizar a sustentabilidade da assistência à saúde aos agregados e assistidos, além de proporcionar possibilidade de crescimento a partir de uma operação mais moderna e baseada em processos inovadores e um planejamento empresarial robusto”.