Mainnav

Fundação Real Grandeza contrata Carbyne para vender seus FIPs

Patricia Queiroz RealGrandezaA fundação Real Grandeza contratou a gestora Carbyne Investimentos para assessorar o processo de venda de suas carteiras de FIPS (Fundos de Investimento em Participações), que representam hoje 0,5% do total de ativos da entidade. As propostas serão recebidas ao longo do mês de janeiro e a expectativa é de que o processo esteja encerrado até o final de fevereiro, informa Patrícia Queiroz, diretora de investimentos. Ela ressalta a atual conjuntura no mercado secundário, que tem negociado com descontos não tão elevados, como um dos aspectos favoráveis à operação.
São R$ 100 milhões aplicados hoje em cinco fundos pelos dois principais planos de benefícios, sendo um de Benefício Definido e outro de Contribuição Definida. “A decisão de venda dos FIPs foi tomada há dois anos e sua aprovação passou por toda a estrutura de governança da fundação. O nosso novo modelo de diversificação, que utiliza gestores externos, não inclui os FIPs entre suas prioridades”, explica Queiroz. As prioridades agora estão voltadas para outras classes de ativos, como os multimercados, fundos ativos e passivos de renda variável, fundos de crédito e fundos de investimento imobiliário.
“A contratação de um advisor especializado em ativos alternativos, como a Carbyne, para cuidar da venda, reflete uma mudança mais ampla na entidade, que sai do modelo de gestão própria para o de alocador”, diz Felipe Cosi, gerente de investimentos. Depois de passar pelo enxugamento do seu time e agora com uma equipe mais enxuta de investimentos, a fundação não teria estrutura para fazer isso internamente. “Além disso, a utilização de um intermediário independente ajuda a dar mais transparência ao processo”, afirma Cosi.