Mainnav

Aposentados do Postalis querem Lula na luta contra BNY Mellon

Postalis ManifestaçãoAssociações de aposentados e pensionistas dos Correios encaminharam uma carta ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, pedindo que intervenha na disputa que o seu fundo de pensão, o Postalis, trava com o BNY Mellon. Após relatar as dificuldades vividas por aposentados e pensionistas por conta do aumento das contribuições, causadas em parte pelos prejuízos ocasionados à fundação pelo BNY Mellon, as associações sugerem que a presidência da República avalie algumas possibilidades de ações contra o banco norte-americano.
Uma delas seria que a Advocacia Geral da União (AGU) acione a instituição, uma vez que “dinheiro público está sendo utilizado para pagar a parte devida pelos Correios no equacionamento dos danos causados pelo Banco BNY Mellon no Plano de Benefícios Definido – PBD do Postalis”.
A carta também sugere “medidas administrativas e diplomáticas a serem encaminhadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, além do acionamento da Securities and Exchange Commission (SEC) pelo Brasil, entre outras sugestões.
A carta é assinada pela Associação dos Profissionais dos Correios do Brasil (Adcap), Federação dos Aposentados, Aposentáveis e Pensionistas dos Correios e Telégrafos (Faaco), Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).