Mainnav

Vivest analisou empresas com base em princípios de Stewardship

ESGA Vivest disponibilizou em site o seu último Relatório de Stewardship, que apresenta suas ações realizadas no último ano ao analisar processos de investimentos em empresas. As candidatas a investimentos foram submetidas à uma avaliação para verificar sua aderência a um conjunto de sete princípios, que incluiam temas ambientais, sociais e de governança (ASG). O objetivo, segundo da fundação, é garantir o alinhamento da entidade às melhores práticas de mercado.
Para cada companhia analisada foi atribuída uma nota, com base nos aspectos ASG observados ou não por ela. Essa nota foi considerada pela área de investimentos na hora de tomar decisões de investimento. “A partir dessa avaliação, privilegiamos o investimento em organizações cujas políticas de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade sejam mais sólidas”, explica a Vivest.
Para todas as empresas investidas, foi feita uma análise fundamentalista, que consiste num estudo de indicadores quantitativos e qualitativos, e os parâmetros de sustentabilidade fizeram parte desse estudo. “Contamos com a ajuda de uma consultoria especializada que nos apoiou nessa análise. Aquelas companhias cujas políticas não são plenamente satisfatórias tendem a ter menor participação em nossas carteiras”, explica a funda~]ao.
“Nossa adesão ao Código de Stewardship reforça não somente nossos compromissos com as melhores práticas de governança corporativa, como também se alinha à nossa estratégia e cultura de investimentos, exercendo nosso papel na análise de riscos, na seleção e no monitoramento de ativos para nosso portfólio”, explica a fundação.