A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou a mudança no Ãndice de reajuste dos benefÃcios do plano PSAP/Rio Paranapanema Energia, que passa de IGP-DI para IPCA. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União de 26 de julho. Segundo a Vivest, que administra o plano, a alteração possibilitará melhores condições para o equilÃbrio entre ativo (investimentos) e passivo (pagamento de benefÃcios).
Um dos problemas enfrentados por planos com correção dos benefÃcios por IGP-DI é que, como o governo não emite mais tÃtulos atrelados ao IGP desde 2007, o gestor do plano fica impossibilitado de comprar tÃtulos de longo prazo casados com o passivo de longo prazo do plano. Sem essa possibilidade, quando o IGP-DI sobe acima da média do mercado o plano pode apresentar déficit.
A Vivest informa que as novas regras estarão vigentes a partir de 01/08/2023. Isto significa que o próximo reajuste de benefÃcios será calculado pro-rata-temporis, com a inflação entre junho/2023 e julho/2023 sedo corrigida pelo IGP-DI e a inflação entre agosto/2023 e maio/2024 sendo corrigida pelo IPCA.