Mainnav

Elos cria FICs exclusivos para multimercados e fundos de ações

RafaelVicchini Fundação ElosA Elos, fundo de pensão dos funcionários da CGT Eletrosul e da Engie Brasil, consolidou os investimentos em multimercados de seus planos previdenciários num único Fundo de Investimentos em Cotas (FIC) exclusivo, com gestão do BNP Paribas. Para o gerente de investimentos da fundação, Leonardo Galluzzi Sansivieri, esse tipo de consolidação é uma tendência do mercado, especialmente para Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) de pequeno e médio portes.
“No modelo antigo tínhamos aproximadamente sete gestoras responsáveis pela alocação da nossa estratégia de multimercado. Com regras não padronizadas, tínhamos benchmarks e taxas de administração e gestão diferentes, o que dificultava a nossa gestão. Além disso, devido à quantidade excessiva de Fundos, somadas as todas as demais estratégias, o relacionamento com a gestoras acabava sendo mais distante”, explica Sansivieri. Segundo ele, o novo modelo simplifica a gestão e dá espaço para que a equipe de investimentos atue de forma mais estratégica.
A consolidação de investimentos em FIC exclusivo também está sendo adotado na estratégia de renda variável, com a gestão à cargo da Itaú Asset. A gestora do Itaú foi escolhida após processo seletivo da fundação. Para o diretor financeiro da Elos, Rafael Vicchini, “a consolidação de fundos em uma única estrutura está inserida na estratégia mais ampla que adotamos, que contempla ações ligadas com ganhos operacionais, maior escalabilidade e transparência, o que também nos auxiliará a buscar novos públicos e implantar novas soluções”.