O mercado tem se acostumado com notícias de fundos de pensão próprios transferindo planos de benefícios menores para entidades multipatrocinadas. Notícias como essa são encaradas com naturalidade pelo mercado. A exceção à essa regra ocorreu nesta terça-feira (30/9), quando o Diário Oficial da União publicou uma autorização da Previc de transferir o plano de benefícios Sarahprev, que está abrigado no multipatrocinado da BB Previdência desde 2015, para o fundo de pensão recém criado Sarah Previdência.
O Sarah Previdência, patrocinado pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, havia sido extinto há sete anos, logo após a transferência do plano de Contribuição Definida (CV) Sarahprev para a BB Previdência. A justificativa para a mudança, na época, foi que a operação permitiria uma redução dos custos operacionais e administrativos. Porém, junto com isso veio também uma inesperada padronização do plano. “A diretoria da patrocinadora não esperava essa padronização e passou a entender que seria melhor ter de volta um plano que refletisse as especificidades do nosso participante”, explica o diretor de investimentos e AETQ do recém criado Sarah Previdência, Rafael Uesato.
Antes de tomar a decisão de recriar a fundação e pedir de volta o CV à BB Previdência, a patrocinadora contratou uma consultoria atuarial para comparar o funcionamento do plano considerado excessivamente padronizado com o de outras entidades multipatrocinadas, tentando encontrar eventualmente alguma mais flexível, mas chegou à conclusão de que todas se equivaliam. “Nenhuma oferecia algo que preservasse as especificidades dos participantes”, explica Uesato.
Segundo ele, no final do ano passado a patrocinadora notificou a BB Previdência de que seu CV deixaria o multipatrocinado e no início deste ano pediu autorização da Previc para a recriação da sua fundação, assinando com ela convênio de adesão. O processo de volta efetiva do gerenciamento do CV para o fundo de pensão próprio começou em junho último e a transferência dos recursos está marcada para 1º de outubro.
Serão endereçados para o Sarah Previdência o montante de R$ 2,6 bilhões, segundo Uesato. O plano conta com 4,6 mil participantes, sendo 696 assistidos. O CV, cuja rentabilidade na BB Previdência foi de 7,67% em 2021 e de 2,83% no acumulado de 2022, é superavitário desde a época em que foi transferido para a entidade multipatrocinada. Atualmente, segundo Uesato, os participantes recebem 60% do valor do benefício a título de distribuição de superávit.