Alberto Gaidys Junior é o novo membro independente do Comitê de Investimentos da Petros, fundo de pensão que tem a Petrobras como sua principal patrocinadora. Gaidys assume o lugar que estava vago com a saÃda de José Mauro Delella, diretor da consultoria JMDelella Economia e PolÃtica. Gaidys passa a atuar em conjunto com os outros dois membros independentes, Cleveland Prates Teixeira e Everaldo Guedes de Azevedo França.
O Comitê de Investimentos tem a função de analisar e recomendar processos de investimentos e desinvestimentos da Petros, mas não tem poder deliberativo sobre esses processos, que ficam sob a responsabilidade do Conselho Deliberativo e/ou da Diretoria Executiva. Além dos membros externos independentes, também fazem parte do comitê o diretor de investimentos e o diretor de riscos, finanças e tecnologia da fundação. Também participam do comitê, em análise de temas que sejam da alçada do Conselho Deliberativo, dois conselheiros dessa instância, um representando os participantes e outro as patrocinadoras.
O Comitê de Investimentos integra a estrutura de governança da Petros, que conta com outros três colegiados estratégicos para apoiar decisões do Conselho Deliberativo e/ou da Diretoria Executiva. O Comitê de Riscos supervisiona as atividades de gestão de riscos, o Comitê de Auditoria é responsável por revisar os demonstrativos contábeis e avaliar as auditorias interna e independente, e o Comitê de Seguridade auxilia o Conselho Deliberativo no acompanhamento do passivo atuarial e dos regulamentos dos planos.
O novo membro independente do Comitê de Investimentos é sócio-fundador e diretor de investimentos da Wright Capital Wealth Management, uma multi-family office que atua junto a famÃlias brasileiras de alto patrimônio. Com 30 anos de atuação no segmento de investimentos, tem passagens anteriores por instituições como Creditas, iQuant Investimentos, UBS, Bank Boston, Deutsch Bank e Chase. É formado em engenharia pela Escola Politécnica da USP e possui pós graduação e MBA em finanças.