A Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa, divulgou nesta segunda-feira (02/05) os vencedores no segundo turno das eleições para ocupar duas diretorias, uma de Administração e Controladoria e outra de Benefícios, e duas vagas no Conselho Deliberativo, cada uma com direito a titular e suplente. Na votação em primeiro turno, encerrada em 24 de abril último, nenhum candidato conseguiu maioria absoluta para preencher esses cargos, o que obrigou a realização do segundo turno com os dois candidatos mais votados no primeiro turno. A eleição em segundo turno começou na última sexta-feira (29/04) e foi encerrado hoje.
Para a diretoria de Administração e Controladoria foi eleito Rogério Antônio Vida Gomes, com 53,91% dos votos, e para a diretoria de Benefícios o mais votado foi Jair Pedro Ferreira, com 52,6% dos votos. No primeiro turno, do qual participaram oito candidatos, eles tinham obtido 44,02% e 45,78% dos votos, respectivamente. Ambos pertencem à chapa “Juntos – a Funcef é dos participantes”, apoiada pela ala sindical ligada à Fetec/Cut.
Na disputa pelas duas vagas do Conselho Deliberativo foram eleitos Antônio Messias Rios Bastos e Selim Antônio de Salles Oliveira como titulares, com 25,43% e 25,55% dos votos, respectivamente, e Ana Fátima de Brito e Fábio Romero de Souza Rangel como suplentes, com 26,76% e 22,26% dos votos. Eles pertencem à mesma chapa dos novos diretores.
As vagas para o Conselho Fiscal já tinham sido preenchidas anteriormente, na votação em primeiro turno, por Sâmio Cássio de Carvalho Melo, como titular, e Tamara Siqueira dos Santos, como suplente, com 54,29% dos votos. Eles também pertencem à chapa “Juntos – a Funcef é dos participantes”.
O índice de participação nessa eleição em segundo turno, embora ligeiramente superior à do primeiro turno, continuou baixo, atingindo 32,08% de um colégio eleitoral que soma 136.837 participantes. No primeiro turno a participação tinha sido apenas de 30,26%.