Mainnav

Cláudia Avidos toma posse como diretora de investimentos da Refer

Claudia AvidosReferCláudia Avidos, profissional com quinze anos de experiência no setor de fundos de pensão, é a nova diretora de investimentos e AETQ da Refer, o fundo de pensão patrocinado por sete empresas dos ramos ferroviários e metroviários. Sua escolha foi feita pela Korn Ferry, empresa de recrutamento de executivos, através de processo seletivo que começou em dezembro do ano passado. A nova diretora de investimentos da Refer irá manejar uma carteira de investimentos de cerca de R$ 9 bilhões, referente a oito planos previdenciários com um total de cerca de 26 mil participantes.
Ela começou sua vida profissional como analista financeira do Banco Boreal, em 1994, de onde foi para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em 1996 e para a MBR (do grupo Caemi) em 2004, atuando nas áreas financeiras e de investimentos, respectivamente. Assumiu a gerência de investimentos da Fundação Atlântico em 2005, a diretoria de investimentos da Fundação Braslight em 2013, a superintendência da Infraprev em 2017 e fez parte, como membro externa, dos comitês de investimentos das fundações Petros e Promon em 2020 e 2021, respectivamente.
Com a posse de Avidos fica novamente completo o quadro de diretores executivos da Refer, entidade cujo Conselho de Administração exonerou em setembro do ano passado o presidente executivo e o diretor de seguridade da entidade, Nilton Vassimon e Alcione Soares Menezes Filho, respectivamente (ver reportagem de Investidor Institucional publicada em 16 de setembro de 2021 , “Presidente exonerado da Refer contesta as acusações”).
Para o lugar de Vassimon, na presidência, o Conselho indicou ao final de dezembro o economista Ronaldo Magalhães, ex-diretor de investimento e de finanças e superintendente de planejamento da Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). E para o lugar de Menezes Filho, na diretoria de seguridade, foi indicado o nome de Antoniela Marques, advogada desde 2002 e contratada pelo departamento jurídico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em 2016.
Na posse da nova diretora de investimentos, ocorrida durante evento marcado para apresentar ao Conselho e participantes um balanço dos 100 dias da nova gestão, Magalhães destacou a equilibrada administração dos recursos da fundação assim como “a correção das inconformidades encontradas” na gestão anterior. Já a presidente do Conselho Deliberativo, Neuza Cotinhola, que conduziu a posse de Avidos, sublinhou a experiência profissional da nova diretora no mercado financeiro e, em especial, nas EFPCs.