A rentabilidade da carteira de investimentos da Funpresp-Exe, fundo de pensão dos servidores públicos federais do Executivo e do Legislativo, alcançou 0,80% no acumulado dos dois primeiros meses do ano, segundo divulgação da entidade. Em 12 meses a rentabilidade acumulada é de 6,22%. A meta atuarial da entidade (IPCA+4%a.a.) era de 2,22% para o bimestre e de 14,97% em 12 meses.
Migração - A Funpresp-Exe não arrisca estimativas sobre o número de servidores públicos pré-2013 que poderão migrar para a entidade caso se confirme a abertura de um novo prazo. A decisão já foi aprovado no PLN 2-2022 mas ainda depende de legislação especÃfica fixando o novo prazo. Para o presidente da entidade, Cristiano Heckert, as recentes atualizações de regras para aposentadoria feitas no Regime Próprio de Previdência pela reforma de 2019 tornaram a previdência complementar ainda mais atrativa para os servidores. “A EC 103/2019 mexeu em uma série de parâmetros e tornando as regras [de aposentadoria] cada vez menos favoráveis para quem ficaâ€, diz.
Heckert acrescentou que a entidade estará preparada, em caso de reabertura do prazo, para esclarecer aqueles servidores que quiserem comparar suas situações. A Funpresp-Exe tem, atualmente, pouco mais de 88 mil participantes.