O município de Cachoeirinha (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, é o novo patrocinador da RS-Prev, o fundo de pensão dos servidores do Rio Grande do Sul. A adesão ao plano multipatrocinado RS-Municípios, criado em julho de 2020, foi formalizada na semana passada e será agora submetida à apreciação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Com cerca de 130 mil habitantes, Cachoeirinha se junta à cidade de Não-Me-Toque, do interior gaúcho, que se tornou, em dezembro último, a primeira mantenedora do RS-Municípios.
“Pretendemos anunciar novas adesões nas próximas semanas”, comenta Danielle Cristina da Silva, diretora-presidente da RS-Prev. “Mantemos, no momento, negociações em estágios avançados com 12 municípios – dez do Rio Grande do Sul e dois de outros estados.”
De olho nos entes federativos, que terão de oferecer planos de complementação de aposentadorias para servidores com vencimentos acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até novembro, como estabelece a Emenda Constitucional 103, a entidade gaúcha criou, há cinco meses, uma gerência institucional. Os contatos da nova área têm sido intensos: só em junho, foram cerca de 30 atendimentos a municípios gaúchos – dos quais cerca de 330 contam com regimes próprios de previdência social (RPPSs) – e mais de 50 de outros estados.
“Ampliamos a nossa capacidade de atendimento aos entes num bom momento. Se antes as prefeituras nos procuravam para obter informações gerais sobre previdência complementar, agora já estão mais voltadas aos processos de seleção das entidades”, diz Danielle. “Acreditamos que poderemos fechar o ano com 12 patrocinadores do RS-Municípios.”