Mais um plano administrado pela Vivest, nova denominação da Fundação Cesp (Funcesp) terá troca de indexador. A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou no último dia 14 a alteração no regulamento do PAP/Fundação Cesp, voltado aos funcionários da entidade, que prevê a troca IGP-DI pelo IPCA como referência para a correçãos dos benefícios. Em 7 de abril, a autarquia federal havia sancionado a troca de indexador do plano PSAP/Emae.
“A nova decisão da Previc, ocorrida logo após a aprovação da nossa proposta de mudança no regulamento do PSAP/Emae, reforça nossa disposição de propor a troca de indexador nos comitês gestores dos demais planos. Essa mudança é fundamental para garantirmos a sustentabilidade de nossos planos previdenciários, pois evita um descasamento ainda maior entre passivo (pagamentos de benefícios) e ativos (investimentos), e é um dever fiduciário da nossa administração”, declara o presidente da Vivest, Walter Mendes.
A mudança vale a partir de 1º de maio. Dessa forma, o próximo reajuste de benefícios do PAP/Fundação Cesp, que ocorrerá em junho deste ano, terá a composição do IGP-DI de junho de 2020 a abril de 2021 com o IPCA de maio de 2021. O IPCA também passa a compor a meta atuarial do plano e corrigirá anualmente os benefícios e os salários de contribuição para cálculo da média salarial que é utilizada no cálculo da concessão dos benefícios.