Mainnav

Implementando três programas na área de compliance e riscos

Adriana Barreto Rodrigues RealGrandezaDesde fevereiro no comando da assessoria de compliance e riscos da fundação Real Grandeza, fundo de pensão dos funcionários de Furnas e Eletrobras Termonuclear, Adriana Barreto Rodrigues prepara-se para colocar em prática três grandes projetos ao longo deste ano: a gestão integrada de riscos, o programa de integridade e um sistema de gestão da qualidade.
Segundo ela, “vamos implantar uma gestão integrada de riscos para proporcionar um fluxo integrado de informações de riscos para a alta administração da fundação. Também iremos rever o apetite e a tolerância a riscos, identificar objetivos e riscos estratégicos, e fazer a revisão de todos os relatórios de reporte e monitoramento de riscos, inclusive dos investimentos”.
Além disso, ela está implementando um segundo projeto, que é o programa de integridade, cujo objetivo é identificar, mitigar e prevenir os planos administrados de desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados por colaboradores, participantes, assistidos, usuários e parceiros de negócio.
Os planos de Adriana na área de compliance incluem ainda a adoção do sistema de gestão da qualidade, que será retomado com o objetivo de trazer mais confiança aos participantes e assistidos. “Esse sistema deverá garantir a otimização de processos, permitindo que o negócio cresça e mantenha a qualidade dos serviços prestados a esse público”, comenta Adriana.
Ao mesmo tempo, ela conta que a entidade já está revisando seus mecanismos de identificação, avaliação e tratamento de riscos relativos aos crimes de suborno, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, criando rotinas de monitoramento e fortalecendo os controles internos. “A Real Grandeza sempre se preocupou com os dados dos seus participantes, assistidos e usuários, então, a adequação à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados - é uma de suas prioridades”.